Tales of Symphonia (2003)

Tales of Symphonia (2003)

2003★ 4.2

Sobre o Jogo

Contos da Symphonia (Japanese: テイルズ オブ シンフォニア シンフォニア, Hepburn: Teiruzu Obu Shinfonia) é um jogo de interpretação de papéis japonês lançado para o Nintendo Gamecube em 29 de agosto de 2003 no Japão. Foi publicado pela Namco e é o quinto produto principal da série Tales. O jogo foi localizado e lançado na América do Norte em 13 de julho de 2004 e na Europa em 19 de novembro de 2004. No Japão, o jogo foi portado para o PlayStation 2 com conteúdo adicional e foi lançado em 22 de setembro de 2004.
O jogo acontece em um mundo fictício chamado Sylvarant e segue Lloyd Irving. Lloyd acompanha seu amigo de infância, Colette Brunel, que está destinado a fazer uma jornada para salvar seu mundo. À medida que sua jornada avança, eles aprendem que salvar Sylvarant põe em risco Tethe'alla, um mundo paralelo ao seu. O tema central do jogo é Kimi para Hibiki Au RPG (君と響きあう RPG, "RPG que ressoa com você").
A recepção do jogo foi geralmente positiva com os críticos elogiando a jogabilidade, mas criticando o enredo. Ele recebeu um Japan Game Awards em 2003 e recebeu relançamentos sob a escolha do jogador e o PlayStation 2 os melhores rótulos. Nos Estados Unidos, mais de 100 mil cópias foram vendidas durante as duas primeiras semanas e venderam mais de um milhão de cópias em todo o mundo.
Desde o seu lançamento, os contos da Symphonia geraram uma franquia substancial da mídia no Japão. O jogo foi adaptado para sete coleções de mangá, duas séries de romances, sete CDs de drama e uma série de anime de óvulos. Uma sequência intitulada Tales of Symphonia: Dawn of the New World foi lançada para o Wii em 2008. Os contos da Symphonia e sua sequência foram coletados como um lançamento de alta definição do PlayStation 3 em Tales of Symphonia Chronicles em 2013. Uma versão a vapor foi lançada em 2 de fevereiro de 2016.