
Sobre o Jogo
Final Fantasy IX (ファイナルファンタジー IX, Fainaru Fantajī Nain) é um videogame de 2000, desenvolvido e publicado pela Square para o PlayStation Video Game Console. É o nono título da principal série Final Fantasy e o último a estrear no PlayStation original. A trama do jogo se concentra nas consequências de uma guerra entre nações em um mundo de fantasia medieval chamado Gaia. Os jogadores seguem o Bandit Zidane Tribal, que sequestra a princesa alexandrina Garnet até Alexandros XVII como parte de uma gambit da nação vizinha de Lindblum. Ele se junta a Garnet e um elenco crescente de personagens em uma busca para derrubar sua mãe, a rainha Brahne de Alexandria, que começou a guerra. A trama muda quando o jogador descobre que Brahne é um peão de uma ameaça mais ameaçadora, Kuja, que compartilha uma história misteriosa com Zidane abrangendo dois mundos.
O jogo foi desenvolvido ao lado de Final Fantasy VIII. Previsto pelos desenvolvedores como uma retrospectiva para a série, ele se afastou dos cenários futuristas de Final Fantasy VII e Final Fantasy VIII, retornando ao estilo medieval das seis primeiras parcelas. Consequentemente, foi influenciado fortemente pelo jogo original de Final Fantasy e apresenta alusões ao restante dos títulos. Apesar dessa abordagem, o jogo introduziu novos recursos na série, como "Cutscenas" Cutscenes "," Mognet "e sistemas exclusivos de equipamentos e habilidades.
Final Fantasy IX foi lançado com aclamações críticas. É frequentemente citado pelos críticos e fãs como um dos melhores títulos de Final Fantasy e possui a maior pontuação metacrítica da série. O Final Fantasy IX teve sucesso comercial, vendendo mais de 5 milhões de cópias em todo o mundo até março de 2003 e 5,5 milhões de cópias até fevereiro de 2016. Foi relançado em 2010 como um clássico da PSONE na PlayStation Store; Esta versão foi compatível com o PlayStation 3 e o PlayStation Portable, e o suporte do PlayStation Vita chegou em 2012. Em 2016, portos com jogabilidade menor e aprimoramentos gráficos foram lançados para iOS, Android e Microsoft Windows seguidos por uma porta para PlayStation 4 em 2017.